quinta-feira, 23 de outubro de 2008

ELEIÇÕES - CONSU - UNICAMP

ELEIÇÕES CONSU
VOTE EM CANDIDATOS INDEPENDENTES PARA
REPRESENTAÇÃO DO SEGMENTO DOS TRABALHADORES NO CONSU

FERNANDO ANTONIO HELLO (TITULAR) - Nº 136

Ingressou na UNICAMP em 2004, como Analista de Recursos Humanos – Reitoria – DGRH – DPD, na implantação do Projeto Banco de Competências e Descrição das Funções da Carreira PAEPE, base operacional para inúmeros subprocessos em Gestão de Pessoas (PPP, Mobilidade Funcional, Assessoria às Decisões da CRH, à Readaptação Funcional e Re-enquadramentos na Carreira PAEPE, etc.)
Colaborou na estruturação do Programa de Desenvolvimento Gerencial – PDG, do Programa Espaço de Aprendizagem, e atualmente trabalha com melhoria de processos no GAT-COORD-DGRH. Foi eleito membro da CSA-DGRH, na gestão 2007-2009.
Profissional com mais de 25 anos de experiência em RH, trabalhou na CBTU-SP, BANESPA-SP, UniFMU, UNIMEP, Grupo ATB, Grupo Breda, SEBRAE, SENAI e SEST-SENAT, onde atuou em equipes multiprofissionais em Programas de Educação, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, de Prevenção e Reabilitação em Alcoolismo, de Prevenção à DSTs, de Orientação a Gestantes, de Qualidade de Vida no Trabalho, Saúde e Segurança Ocupacional, de Reabilitação e Readaptação Funcional, e de Pré-Aposentadoria.
Foi Presidente da Associação de Pós-Graduandos em Educação-FE-UNIMEP na Gestão 2002/2003; Representante Discente no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE-UNIMEP–2002 e Suplente no CONSU–UNIMEP-2003.
É Graduado em Engenharia Agronômica e Psicologia pela USP; Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho-CRP/06, Mestre em Gestão em Educação pela FE-UNIMEP, doutorando em Gestão em Educação Superior pela FE-UNICAMP.



JACQUES GAMA (SUPLENTE) - Nº 231

Ingressou na UNICAMP em 1982, como Patrulheiro.
Admitido para o quadro de servidores da UNICAMP em 1983.
Trabalhou durante 19 anos no CAISM – Recursos Humanos.
Técnico em Segurança no Trabalho da UNICAMP, desde 2004 (DGRH / DSSO / SST).
Foi Presidente da CIPA – UNICAMP, mandato 2005/2006, onde realizou integração com Unidades Internas e Empresas externas, realizou a primeira SIPAT conjunta com a FUNCAMP, possibilitando maior integração das ações em segurança no trabalho.
Graduado na Área de Administração de Recursos Humanos.
Esteve sempre presente nas lutas da categoria.



PROPOSTA DE TRABALHO

Prezados Colegas:

O que nos move à candidatura como representantes do segmento dos funcionários no CONSU?
Como trabalhadores da UNICAMP nossa intenção é tomar parte nas discussões das decisões que nos afetam a todos na Universidade, mesmo sabendo que de forma bastante limitada, tendo em vista que nossa bancada é numericamente desvantajosa e desproporcional, embora não de menor importância.
Em função das intensas transformações e mudanças que vêem ocorrendo no mundo e na sociedade atual, mais particularmente no campo do trabalho em sua essência, em suas manifestações e nos novos moldes das relações contratuais; em função, ainda, da globalização e da hegemonia do capitalismo, com todos os desdobramentos que esses fatores trazem para o âmbito da Universidade e seu entorno, é inegável a urgência na definição de um novo papel que a habilite a responder efetivamente a essas novas exigências que se impõem e que dizem respeito à sua perenidade enquanto instituição, assim como à sua sustentabilidade enquanto organização.
Nesse sentido, é fundamental que a missão, visão e valores institucionais da Universidade, nos campos do ensino, pesquisa e extensão, se articulem com esse ambiente externo e se reflitam efetivamente nas atividades que nela acontecem no dia-a-dia e que compõem, em última instância, a essência de nosso trabalho como funcionários e, nesse mesmo movimento, dar uma resposta e reposicionar-se frente à sociedade que a mantém, refletindo em sua forma de atuação e administração a Educação e o conhecimento que produz.
Se há algo de transformador a ser buscado por esse novo papel a ser construído pela comunidade universitária isso envolve, entre outros aspectos, estender a excelência acadêmica à sua contraparte administrativa e a busca incessante de boas-práticas em gestão inclusiva e participativa. Afinal, se queremos uma nova sociedade, mais humana e mais justa, sem dúvida, como não esperar da universidade e da sua comunidade esse pioneirismo?
Do contrário, como conciliar mundos tão contraditórios e excludentes, convivendo tão intimamente? Como sustentar uma técnica sistematicamente negada e distorcida nas inúmeras práxis administrativas diárias, geradoras de incontáveis problemas ocupacionais?
Nessas condições, buscamos defender os interesses do segmento dos funcionários no CONSU, tendo como base as seguintes propostas de atuação em construção:

- Área de Gestão de Pessoas: programas de desenvolvimento e treinamento amplos, extensivos a todos os funcionários e integrados à progressão e dinamização da Carreira PAEPE;
- Carreira: maior transparência dos objetivos da avaliação de desempenho e disponibilidade de verba específica para contemplar os resultados do processo avaliatório;
- Área da Segurança no Trabalho: propor melhores condições de trabalho, ampliação de treinamentos, aumento de verba orçamentária para ações nessa área;
- Área da Saúde: fomentar questões relativas aos impactos na saúde do trabalhador em função da ampliação da jornada de trabalho e revisão da mudança de carga horária;
- Programas Educativos: Fomentar questões quanto à revisão do enquadramento na Carreira e valorização dos Títulos dos Profissionais;
- PROSERES: ampliação dos benefícios e novos convênios;
- Benefícios: igualdade e ampliação do Auxílio Alimentação;
- Convênios médicos e seguro de vida em grupo: proposta com preços mais acessíveis.

Sabemos que nossas possibilidades de intervenção e mudança são bastante pequenas. Mas o que nos moveria a todos senão um sonho e uma visão compartilhada de uma nova UNICAMP, de uma gestão mais participativa, cuja práxis reflita a maturidade no avançar do conhecimento e da técnica, na administração e no desenvolvimento das pessoas, onde o trabalho seja efetivamente reconhecido e fonte de realização profissional, compondo forças para fazer da Universidade uma instituição única, sem similar?
Essa é a nossa aposta: uma idéia e um ideal de Universidade! (DREZE & DEBELLE, 1983)
É a visão que queremos compartilhar.
Para isso, contamos com seu voto!

Dê sugestões, faça comentários e ajude-nos a construir em conjunto essa Proposta de Trabalho!

2 comentários:

Anônimo disse...

Sr. Fernando, boa tarde!

Gostaria de conhecer sua proposta em relação à melhoria do transporte fretado da Unicamp, que é caro e não atende a todos.

Deixe-me explicitar meu caso: resido em Indaiatuba e tenho notado o grande número de pessoas que trabalham na Unicamp e que moram na referida cidade. Grande parte delas acabam vindo até a Unicamp de carro próprio ou se vêem obrigadas a tomar 4 ônibus por dia, para conseguir chegar até a Unicamp e depois voltar
para casa... esse é o meu caso, pois Indaiatuba é a única cidade da RMC para onde não há fretado...

O uso do transporte coletivo hoje em dia constitui uma eco-opção que deve ser abraçada por nós (por "eco" entenda-se "ecológica" e "econômica").

Ainda, tomar 4 ônibus por dia acaba sendo desgantante pois o passageiro de Indaiatuba tem de chegar até a rodoviária de Campinas e depois cruzar todo o centro da cidade para chegar até a Unicamp, gastando cerca de 2 horas e meia nesse trajeto, sendo que Indaiatuba está situada a apenas 40 Km da
Unicamp, possuindo fácil acesso pelas rodovias D. Pedro e Bandeirantes...

Diante do exposto, gostaria de sugerir ao Sr. que, uma vez no CONSU, enverede esforços para propor uma ampla discussão sobre a implantação e melhoria das linhas, de forma que a Unicamp retenha em seu quadro funcionários que entraram nessa instituição mediante o desafio de um acirrado concurso público...

O bom funcionamento das linhas de fretado contribuiria para o bem-estar de todos, auxiliando também no alcance de nossa tão almejada sustentabilidade ambiental (tema tão discutido em nosso meio).

Parabéns pelos ideais e propostas expostas acima.

fernando@fec.unicamp.br

Unknown disse...

Prezado
Entendo e compartilho suas dificuldades pois também moro em Piracicaba e as opções de transporte, sob diferentes aspectos, são ruins, além da maior distância...
Sem dúvida, é um assunto que mereceria uma atenção especial, tendo em vista esses pontos que vc destaca: sustentabilidade, preservação ambiental, qualidade de vida e um certo conforto para o trabalhador.
Apesar das limitações de quorum no CONSU, é um assunto bastante relevante e que merece uma proposta de melhoria, até em função das próprias especificidades e diretrizes na criação da RMC.
Para isso conto com seu voto!(e do pessoal de Indaiatuba!)
Abs e obrigado pelas sugestões e comentários!
Fernando Hello