sexta-feira, 25 de abril de 2014

SOBRE A QUESTÃO DA #VIOLÊNCIA: ASSUSTADORES RITUAIS DE PASSAGEM

Prezado
... por onde andas?... 
[...]
Escrevo aproveitando o ensejo, pois ontem finalmente entendi o porquê esses menores matam e fiquei duplamente estarrecido: primeiro, porque com toda minha formação e experiência, não conseguia entender e jamais imaginaria que o motivo era este e, segundo, pela crueza do fato em si.
Ontem, indo à um Seminário sobre "Economia Solidária na Pedagogia das Virtudes", ouvindo uma professora da Faculdade Educação da UnB [Dra. Sônia Marise Carvalho] sobre o assunto, ela relatou uma experiência com menores infratores num desses presídios.
Depois de um tempo, diz ela, trabalhando adquirindo confiança do grupo, este resolveu lhe contar o porquê eles tinham, mais cedo ou mais tarde, que matar, e o motivo, fiquei boquiaberto, era puramente simbólico: ELES MATAM SIMPLESMENTE PARA SEREM "INICIADOS" (RITUAL DE PASSAGEM) E, ASSIM, PASSAREM A SER RECONHECIDOS E A FAZER PARTE DO GRUPO E SE AUTO AFIRMAREM!!!
Essa constatação, através desse relato, que faz todo o sentido, me deixou completamente estarrecido!!!
Finalmente eu havia descoberto o porquê de mortes tão absurdas e violentas praticadas por esses menores.
Simples assim! Tão simples que derruba todas as teorias sofisticadas para explicação da violência, etc. e tal.
E faz todo o sentido pois tanto essa autoafirmação quanto a afirmação frente ao grupo é próprio e característico dessa idade! É óbvio! Mas, ao mesmo tempo, perverso!
Assustador, real e cruel!!!...
Abs
Fernando Hello
Olá Fernando,
[...] 
Devo retornar às atividades no dia 23/04.
Quanto aos menores já tinha lido algo sobre o assunto e realmente não surpreende, porque talvez complete uma parte do pensamento que eu tenho
que é a "indole" do sujeito; é perversa, embora alguns acreditem em cura.  Mesmo sendo jovens, você há de convir que matar uma pessoa para se afirmar perante o grupo, é antes de mais nada, uma pessoa com graves problemas de personalidade, é assim que enxergo.
Se mesmo jovem, ele não tem nenhum respeito pela vida, pelo próximo e por coisas simples como fraternidade e outras coisas mais, e a própria lei que é no mínimo conivente com os "menores", isto vai acabar mal.  É só lembrar que a "vida" de um futuro marginal vai em média até os 25 (vinte e cinco) anos, você sabia? Se ele não morrer vai para a cadeia.  Ou seja, não tem futuro.  Bom não vou me estender mais e agradeço pela sua atenção.
Um abraço
Pedro Mendes
Alô camaradas,
É interessante a pesquisa ou melhor esclarecedora, a respeito de um ponto que para mim não foi analisado: a responsabilidade dos pais.
Agora, imputar a responsabilidade totalmente sobre a sociedade é que é um erro.  Não se cobra nada dos pais? Não tem responsabilidades nenhuma os pais?
Acho que o diagnóstico está correto mas as atitudes para corrigir é que são elas e ai começam os problemas.
E não é só educação que vai resolver.  Tem que avaliar bem os problemas sociais, médicos e psicológicos também, eles são importantes.
É preciso ter cuidado com as coisas que se diz, senão, os "menores" não têm nenhuma responsabilidade e seus responsáveis também.
Bem é minha opinião, leiam o artigo abaixo, é importante para entender o problema, ou parte dele.
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2014/03/25/interna_cidadesdf,419282/mais-da-metade-dos-menores-infratores-nao-tem-a-presenca-do-pai-na-familia.shtml
Um abraço para todos.
Pedro Mendes


Nenhum comentário: