quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

DA PSICANÁLISE...


Documentaire - "La première scéance" - Gerard Miller (3/3) [vídeos por indicação de Nilson Maia]

Um percurso psicanalítico é sempre uma experiência ou uma aventura singular!... Há medos, angústias, tristezas e dores profundas, mas também há descobertas, alegrias, encontros, e agradáveis surpresas e mudanças... 
Lacan avançou e sistematizou tremendamente as formulações de Freud com o auxílio da Linguística, ciência esta bem mais recente, paradigmática por excelência, transformando a inaugural "talking cure" freudiana em uma clínica mais sofisticada e articulada, tanto em termos teóricos quanto metodológicos... foi quando tivemos a rara sucessão de dois verdadeiros gênios trabalhando arduamente sobre um tema comum!... 
Desde então a Psicanálise, em seu arcabouço teórico-metodológico, clínico e aplicado, tem sido exaustivamente discutida, questionada ou mesmo criticada em seus fundamentos e práticas, extremamente desvirtuadas e descaracterizadas ao longo do tempo, embora seu ímpeto subversivo e disruptivo inicial ainda permaneça vivo e atuante. 
Histórias à parte, é importante ter em mente que decidir-se por se submeter ou não a uma análise é uma decisão não menos singular, exigindo cuidados em relação à escolha do analista, figura pivô e catalisadora de todo o processo, com sua respectiva linha teórica de trabalho. 
De qualquer forma, sempre para cumprirmos a máxima socrática, creio que fazer psicanálise já é um bom começo para nos apropriarmos de nós mesmos!... pois, seguindo a frase do Templo de Delfos na Grécia, "conhece-te a ti mesmo e conhecerás todo o universo e os deuses, porque se o que procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não acharás em lugar algum". 
... o que vc pensa sobre isto?!... rs

Nenhum comentário: